Rumo ao Cume do Illiniza Norte – O Guia Completo

Quer saber tudo sobre a conquista do cume do Illiniza Norte? A gente preparou um livreto que vai responder todas as suas peguntas

Rumo ao cume do Illiniza Norte – O Guia Completo

Assinando a nossa newsletter, você pode baixar gratuitamente o livreto "Rumo ao cume do Illiniza Norte - Guia Completo.

Este post é um dos guias mais completos sobre a trilha até o cume do Illiniza Norte. Nele você vai encontrar as informações e as dicas necessárias para concluir com segurança e sucesso o seu hiking pela região.

A gente vai te dar uma visão geral da trilha pelos Illinizas e responder as perguntas mais frequentes como, por exemplo, melhor época para ir, custo, mal de altitude, dentre outras coisas!


Por Assunto


Mais sobre o Illiniza Norte

Os Illinizas. A esquerda, o Illinza Sul (5248 m) e a direita, o Illiniza Norte (5126 m).
Os Illinizas. A esquerda, o Illinza Sul (5248 m) e a direita, o Illiniza Norte (5126 m).

O Illiniza Norte é um vulcão instinto que está localizado na Reserva Ecológica Los Illinizas, ao sul da cidade de Quito. Você deve estar se perguntando, o porquê dele se chamar Illiniza Norte. O fato é que ele possui um irmão “gêmeo”, chamado Illiniza Sur. As duas montanhas fazem parte de um antigo vulcão que colapsou no passado formando os dois picos que vemos hoje. O Illiniza Sur é uma montanha mais alta com 5248 metros de altura. O Illiniza Norte não fica muito pra trás, com incríveis 5126 metros.

A trilha (ida e volta) usada normalmente até o cume do Illiniza Norte é a rota normal pela face sudoeste. Ela pode ser feita em um dia ou em dois. No primeiro caso, você pode optar por dormir no acampamento que fica ao lado do estacionamento. No segundo caso, mais aconselhado do ponto de vista da aclimatação, você sobe no primeiro dia até o refúgio Nuevos Horizontes (cerca de 4 horas de trilha). No segundo dia, você faz o ataque ao cume, e desce por uma trilha secundária até o estacionamento (4-5 horas de trilha). Você subirá de uma altura de 4000 metros (nível do estacionamento) até incríveis 5126 metros, o cume do Illiniza Norte.

Qual é a melhor época do ano para ir?

Pra falar a verdade não existe época ruim para subir ao cume do Illiniza Norte. A época seca vai de junho à agosto e de dezembro à fevereiro, sendo os melhores meses para escalar devido às condições climáticas favoráveis. Mesmo em épocas secas, o clima pode mudar abruptamente e deixar as condições da trilha perigosas. Foi o que aconteceu com a gente. Fomos no início de janeiro e no dia de cume, a montanha estava repleta de neve e as pedras super escorregadias. Além disso, ventava tão forte que a gente tinha que tomar cuidado pra não ser derrubado pelo vento.

Os guias normalmente vão começar o ataque ao cume mais cedo em dias de neve e vento forte, porque as condições da montanha se deterioram durante o dia (o gelo vai derretendo deixando a trilha e as pedras ainda mais escorregadias e perigosas).

Como chegar?

Vi vários sites mostrando maneiras de chegar por conta própria à entrada do Parque. Vi um até que mostrava como subir sem guia. A gente prefere não informar nada e dizer que como você vai estar com um guia, todo o translado da sua hospedagem em Quito ou onde quer que você esteja até o estacionamento dentro do Parque Ecológico Los Illinizas vai ser providenciado pela agência/guia com quem você fechar.

Normalmente, eles te buscam no hotel/hostel e te levam para a agência para uma checagem rápida do equipamento, comida e dos detalhes da trilha, além da assinatura do termo de consentimento (atividade de alto risco, sabe como é…) É nessa hora que você pode alugar o que estiver precisando. No nosso caso, alugamos o harness e os sacos de dormir.

Qual o nível de dificuldade? Devo estar em forma?

Posso dizer que o Illiniza Norte já entra na categoria de montanhas que não é qualquer pessoa que consegue subir. Quando digo qualquer pessoa, mesmo pessoas acostumadas com hikings e trekkings, pode achar o Illiniza Norte complicado.

A trilha que leva do estacionamento até o refúgio Nuevos Horizontes é como qualquer outra, se assemelhando bastante à trilha ao cume do Rucu Pichincha. Já a trilha do refúgio até o cume é de nível técnico elevado, sendo necessários a utilização de cordas de segurança, harness e capacete. Em alguns casos e épocas do ano, a utilização de crampões é obrigatória também. Já viu que não é brincadeira!

Pra piorar, existe uma parte da trilha chamada Passo de la Muerte e não é a toa. Você terá que literalmente descer escalando as rochas, segurado pelas cordas e subir novamente escalando, tudo isso com um precipício de centenas de metros abaixo de você. Mesmo eu e Gabriela com algum treinamento, quando a gente chegou nessa parte quase desistiu. Só não voltamos porque voltar seria pior devido às condições da trilha no dia que atacamos o cume.

Por fim, o Illiniza Norte não é um passeio de final de semana, muito menos uma trilha simples das quais estamos todos acostumados. Se decidir fazer o Illiniza Norte, pense, planeje, contrate um bom guia e treine bastante, porque além do nível técnico envolvido, ainda existe o efeito da altitude.

Com relação ao mal de altitude, devo me preocupar?

Com certeza! Você pode sentir os efeitos da altitude mesmo no estacionamento, que fica cerca de 4000 metros de altitude. Já é esperado que você tenha feito algum tipo de aclimatação (seja ficando em Quito ou alguma outra trilha, ou montanha mais baixa) nos dias anteriores ao Illiniza Norte. Isso vai ser de extrema importância. No meu caso, mesmo já estando vários dias em Quito e ter feito um hiking na Laguna Cuicocha e subido o Rucu Pichincha, senti bastante os efeitos da altitude durante a subida ao refúgio Nuevos Horizontes.

Durante a noite no refúgio, preste atenção na frequência que você vai ao banheiro urinar. Pessoas que estão sofrendo com mal de altitude geralmente não conseguem produzir urina. Se você estiver urinando e for frequente, isso é um bom sinal que o seu corpo está bem-adaptado. No meu caso, queria ir ao banheiro de hora em hora, tomando bastante água e chá entre as idas.

Pra resumir, o importante é sempre manter um ritmo tranquilo e constante, beber bastante água (de 2 à 3L por dia e no dia anterior ao passeio), evitar álcool à qualquer custo e não acelerar ou querer chegar o mais rápido possível ao cume. Por isso é importante chegar cedo e fazer a trilha com calma. Mal de altitude é coisa séria e pode matar se não evitado ou tratado.

E com relação à segurança (assaltos, furtos, etc…)?

Não se preocupe com isso no Illiniza Norte. O Parque Ecológico Los Illinizas não é um lugar de fácil acesso e eu diria que seria improvável ter algum tipo de problema com assaltos durante os dias de trilha e ataque ao cume.

Com relação aos furtos, tenha na cabeça que você dormirá em um refúgio onde tudo é compartilhado e não existem lockers (o refúgio Nuevos Horizontes é bem simples e pequeno, não espere nada confortável aqui!). Então cabe a você olhar pelos seus pertences e ter cuidado para não deixar nada sem supervisão.

Preciso de um seguro de viagem especial?

Devido ao nível de dificuldade e às características geográficas da trilha e da montanha, se recomenda fortemente (eu diria que não ter um seguro saúde aqui é quase que irresponsável) a contratação de um bom seguro de viagem. Isso vai fazer você economizar com taxas relacionadas à hospitalização, resgate, remédios, etc., e de quebra, pode salvar a sua vida, literalmente.

Cume do Illiniza Norte.
Cume do Illiniza Norte.

É muito provável que o seu seguro de viagem da empresa/firma, privado ou do cartão de crédito não cubra acidentes decorrentes de atividades como hiking, trekking, quem dirá montanhismo ou esportes radicais durante sua viagem. Então, a primeira coisa que a gente recomenda é verificar diretamente com o seu seguro se ele cobre esse tipo de atividade.

Caso contrário, você irá precisar de um bom seguro de viagens que cubra qualquer acidente durante hiking/trekking ou montanhismo em até 6000 metros de altura. Existem vários bons seguros de viagem que vão garantir sua segurança durante a trilha ao cume do Illiniza Norte. A gente, recomenda o seguro de viagem da WorldNomads. Ter um bom seguro de viagem vai fazer você economizar com taxas relacionadas à hospitalização, resgate, remédios, etc., e de quebra, pode salvar a sua vida, literalmente!

Preciso de alguma permissão especial?

Você não precisa de nenhuma permissão específica para entrar no Parque Ecológico Los Illinizas. Entretanto, a partir de 2012, o governo do Equador obriga a contratação de um guia profissional credenciado para fazer qualquer tipo de atividade de alpinismo no país. Isso significa que você não pode fazer o cume do Illiniza se não tiver contratado um guia, a não ser que você seja um. Essa medida foi tomada seguida a acidentes fatais que ocorreram em 2012 na região.

É uma boa ideia contratar um guia?

Sem dúvida nenhuma! Você não poderá se quer entrar no parque sem a presença de um guia profissional credenciado. Vi relatos na internet de pessoas que fizeram o cume sem guia e acho isso completamente imprudente e irresponsável.

Nosso guia que nos ajudou a chegar ao cume do Illiniza Norte.
Nosso guia que nos ajudou a chegar ao cume do Illiniza Norte.

Contacte uma agência em Quito, em Machachi ou entre em contato diretamente com o guia, pelo site da ASEGUIM, a associação de guias de montanhas do Equador. A gente fechou o passeio do Illiniza Norte com uma agência em Quito, mas a maioria delas vão subcontratar pequenas agências em Machachi. Então se você quiser economizar um pouco, pesquise as agências em Machachi diretamente.

O que devo vestir? Algum equipamento especial?

É muito difícil dizer tudo que você precisa levar em uma resposta simples. Resumidamente, nada além do que você levaria para um hiking. Entretanto, a gente compilou um guia detalhado pra te ajudar a levar o essencial para a trilha até o cume do Illiniza Norte.

O que levar para comer e beber?

Traga somente as barras de cereal que você mais gosta! As agências vão te oferecer um pacote mínimo de snacks (lanchinhos) pra te sustentar durante a trilha. Além disso, o preço do pacote com a agência vai cobrir também o custo da comida no Refúgio Nuevos Horizontes.

O refúgio vai servir uma sopa com chá de tarde, um jantar mais pesado durante a noite, chá o tempo todo e no dia do ataque ao cume, um café da manhã reforçado. Resumindo. Resumindo, você não vai precisar levar nada para comer durante esses dias.

No que se refere à água, leve uma garrafa de água de pelo menos 1 litro ou uma camel back. No refúgio, eles vão servir bastante chá e água quente, então você pode se hidratar bastante. Lembre-se que você vai estar dormindo à quase 4700 metros de altura e pra evitar o mal de altitude, é necessário beber bastante água. Antes do ataque ao cume, você vai encher a sua garrafa e vai ser o suficiente pro ataque ao cume e para a descida.

E qual o custo pra fazer a trilha ao cume do Illiniza Norte?

Agora que você já sabe de tudo sobre como vencer o Illiniza Norte, você deve estar se perguntando quando custa fazer o cume. É claro que o preço vai variar de agência para agência, da experiência do guia, e de múltiplos fatores que estão longe de serem mensurados aqui. Posso dizer quando a gente gastou, fechando com uma agência em Quito, a Enjoying Ecuador Travel. No total, pagamos cerca de USD 550.00 e o preço incluía:

  • Guia de montanha profissional bilíngue.
  • Transporte ida e volta entre Quito e o Illiniza Norte.
  • Acomodação no refúgio Nuevos Horizontes.
  • Almoço, jantar e café da manhã no dia do ataque ao cume.
  • Equipamento técnico como os crampões, ice axe, harness, rope, etc.

Além disso tudo, é recomendável o pagamento de uma gorjeta ao guia depois da descida. É uma forma de agradecimento pelo trabalho e por ter guiado você através da montanha. Normalmente se considera algo de 20 à 40 dólares de gorjeta.

Vai enviar dinheiro para o exterior? Pra isso, use o Transferwise.

Gostou do post?

Você acha que ele pode ser útil pra mais alguém? Compartilhe! E olha, o post não acaba por aqui. Estamos curiosos pra saber as suas sugestões, opiniões e dúvidas aqui embaixo nos comentários!

Quer apoiar o Férias Contadas?

Sabe aquela coisa de que você não precisa ser milionário pra ajudar os projetos que você acredita? Pois bem! É assim que a gente funciona. Você pode apoiar o nosso filho Ferias Contadas de várias formas: curtidas, comentários e compartilhamento dos posts, inscrição na newsletter, apoio financeiro e o céu é o limite (até massagem no pé tá valendo hehehe)!

Quer apoiar a gente? CLIQUE AQUI pra saber como!

Deixe um comentário!