Vulcão Rucu Pichincha – O que levar para alcançar ao cume

Quer saber o que levar pro Rucu Pichincha? Nesse post vamos listar tudo que você precisa levar pra chegar ao cume do Rucu Pichincha...

Trilhando o Rucu Pichincha – O Guia Completo

Assinando a nossa newsletter, você pode baixar gratuitamente o livreto "Trilhando o Rucu Pichincha - O Guia Completo.

Uma das tarefas mais importantes antes de se fazer um hiking ou trekking é saber o que levar dentro da mochila. Pra te ajudar, a gente preparou uma lista completa do essencial do que levar pra trilha até o cume do Rucu Pichincha com o maior conforto e segurança.

A lista abaixo não é definitiva, muito menos obrigatória, e você pode fazer alterações quando necessário. A lista de recomendações é baseada no que a gente usou durante o hiking e baseada também nas nossas preferências pessoais quando o assunto é hiking. Muitos dos itens que a gente vai listar foram comprados no exterior, mas a gente vai te dizer uma boa alternativa que pode ser achada, por exemplo, na Decathlon.

Por fim, o mais importante de tudo é que o que você vai levar na sua mochila para fazer essa trilha seja de boa qualidade e confiável.

O que levar para o Rucu Pichincha?

Nada além do que você levaria para um hiking, exceto um casado ou fleece para as partes mais altas que pode ventar muito e a temperatura cai bastante. Recomendamos o seguinte:

Vestimenta

1x par de calças de trekking. Opte por usar uma que pode ser convertida em short. Não precisa ser impermeável. A gente usou calças de trekking modular da Decathlon. Não tenho o que reclamar.


1x camiseta Dry-Fit. Usamos uma da Quechua que é bem baratinha e cumpre com o objetivo.


1x fleece Polartec 100 (leve). Esse é um fleece leve, que permite uma boa transpiração sem perder a capacidade de aquecimento e que pesa muito pouco. Usei um fleece da Columbia e Gabriela um da MEC (marca de equipamentos e roupas aqui do Canadá).

Veja alguns exemplos de fleece nos links abaixo:


1x anorak a prova de água e vento, respirável, com no mínimo 2,5 camadas. Ela vai te manter seco e protegido do vento e da chuva. A gente usou a Hardshell Hydrofoil Stretch da MEC. Pertex Shield, 40-Denier e com bolsos frontais embaixo dos braços.

Veja alguns exemplos de anoraks nos links abaixo:


1x par de luvas de lã. Você vai usar principalmente no cume.

Veja alguns exemplos de luvas de hiking no link abaixo:


1x par de meias de hiking de cano longo, ideais para botas mais altas com suporte para o tornozelo. Usamos meias da marca J.B. Field’s Super-Wool Hiker GX Socks. Elas são compostas de 74% merino wool, 20% nylon e 6% Lycra Spandex.

Veja alguns exemplos de meias de hiking no link abaixo:


1x bandana daquelas que você pode cobrir o rosto e, ao mesmo tempo, proteger a cabeça. A trilha, principalmente nos meses de mais seca pode ficar muito empoeirada. Altitude e poeira não combinam muito. Ter algo que impeça que a poeira seja respirada é de extrema importância.


1x Boné ou chapéu pra te proteger do sol quente. Você pode usar a bandana como protetor, mas acho interessante levar um boné, principalmente quando você precisar usar a bandana para proteger o nariz da poeira. Eu usei um boné Forclaz 500 anti UV.


O básico para atividade física em dia de sol, como protetor solar, protetor labial, álcool em gel, óculos escuros, etc.

Equipamento e Acessórios

1x par de botas de trekking. Eu usei a Salomon Quest 4D 3 GTX e a Gabriela usou a La Sportiva Nucleo High GTX. O importante aqui é que ela tenha um solado antiderrapante (razões óbvias) e o cano seja alto que segure bem o seu tornozelo (pra evitar torção, principalmente em terrenos irregulares). Isso vai trazer conforto e vai impedir acidentes indesejados!

Veja alguns exemplos de botas nos links abaixo:


2x Trekking poles. Itens muito recomendados para esse trekking. Recomendo fortemente os trekking poles Black Diamond Trail Ergo Cork. Eles já vêm nos acompanhando em todos os hikings e trekkings que fazemos por aí e são excelentes. São expansivos, podendo chegar até 140 cm.

Veja alguns exemplos de trekking poles nos links abaixo:


1x mochila de no máximo 20L vai ser o suficiente pra levar tudo o que você precisa durante a trilha. Usamos a mochila Daylite Plus 20L da Osprey e recomendo bastante.

Veja alguns exemplos de mochilas nos links abaixo:


1x Opcional mais vale a pena levar: se você tiver um capacete de escalada, vale a pena usar. A parte final do Rucu Pichincha é bem rochosa e a queda de rochas lá do alto é bem frequente. A gente mesmo foi quase vítima de uma dessas pedras. Um capacete nessas horas pode ser bem útil. Recomendamos o capacete Half-Dome da Black Diamond (o que a gente usa!).

Veja alguns exemplos de capacetes nos links abaixo:

Gostou do post?

Você acha que ele pode ser útil pra mais alguém? Compartilhe! E olha, o post não acaba por aqui. Estamos curiosos pra saber as suas sugestões, opiniões e dúvidas aqui embaixo nos comentários!

Quer apoiar o Férias Contadas?

Sabe aquela coisa de que você não precisa ser milionário pra ajudar os projetos que você acredita? Pois bem! É assim que a gente funciona. Você pode apoiar o nosso filho Ferias Contadas de várias formas: curtidas, comentários e compartilhamento dos posts, inscrição na newsletter, apoio financeiro e o céu é o limite (até massagem no pé tá valendo hehehe)!

Quer apoiar a gente? CLIQUE AQUI pra saber como!

Deixe um comentário!