Nosso roteiro pelo Equador - Otavalo e Arredores

Nosso roteiro pelo Equador – Otavalo e Arredores

Otavalo vale a visita, pois é uma cidade atípica. Além do mercado de artesanato, o que a maioria dos turistas vão ver, Otavalo e os seus arredores oferecem muito mais. Uma das coisas é a Laguna Cuicocha e os vulcões ao seu redor.


Por Assunto


Como chegamos

Chegamos de ônibus, vindos de Quito. O objetivo é chegar ao Terminal Terrestre Carcelén ao norte da cidade de Quito. Do Centro Histórico, pegamos dois Trolebus (sistema de transporte que lembra o de Bogotá). Pegamos as linhas C1 (parando na estação El Ejido) e C5 (que tem como última estação o terminal de Carcelén). O preço da passagem do Trolebus era de USD 0.25 por pessoa (em 2018). No terminal, compramos as passagens para Otavalo (em torno de USD 2.5) por pessoa. A viagem de lá até Otavalo demorou umas 2,5 horas, mas foi relativamente confortável com direito até a filme. O ônibus para no terminal de Otavalo, que fica a algumas quadras do centro de da Plaza de los Ponchos.

Onde nos hospedamos

Ficamos no Hostel El Andariego, que ficava à algumas quadras da Plaza de los Ponchos, ponto principal da cidade de Otavalo. O hostel era simples, mas super limpo e confortável. Pagamos USD 23 por noite para um quarto privado sem café da manhã. Recomendo se você quer passar uma noite em Otavalo.

Booking.com

O que fizemos

Mercado de Artesanatos

Mercado de artesanatos de Otavalo.

Principal atração da cidade de Otavalo. É considerado o maior mercado de artesanatos indígena do mundo. Funciona durante o ano todo e durante todos os dias da semana, mas se você quiser vê-lo em seu tamanho pleno, vá no sábado. Também nos sábados, acontece o mercado de animais. Não fomos nesse último, pois, ele acontece bem cedo. Só visitamos o de artesanatos mesmo e foi suficiente.

Nosso roteiro pelo Equador - Otavalo e Arredores

A nossa expectativa era de encontrar uma grande feira ao ar livre, muita gente e produtos variados. Não podíamos estar mais certos. A maioria das barracas era de artesanatos típicos, casacos, camisas, ponchos e as famosas lembrancinhas coloridas características dos países andinos.

Pra nós particularmente, que gostamos de visitar mercados pra provar as frutas e culinária local, o mercado de Otavalo não era lá tão impressionante. Em algumas partes, era possível encontrar barraquinhas de frutas e algumas vendendo comidas típicas, mas nada além disso. As que mais chamaram a atenção foram a famosa barraquinha com um porco assado deitado em uma bandeja de metal (consumido com arroz e batatas) e um barraquinha que preparava um doce de figo que era comido dentro de um pão.

Mercado noturno de Otavalo.

O que muita gente não sabe é que durante a noite o mercado continua em funcionamento só que com barracas de comidas típicas de todos os tipos. Se puder dormir um dia por lá, vale a pena visitar o mercado noturno. Foi lá que encontrei pamonha, que os equatorianos chamam de Humita.

Laguna Cuicocha

Laguna Cuicocha, pertinho de Otavalo.

A Laguna Cuicocha é uma destinação completa. Além das belas vistas da lagoa (que é a cratera de um vulcão inativo), você pode fazer o hiking ao seu redor em uma trilha chamada Sandero de las Orquídeas (sim, lá existem mais de 10 espécies diferentes de orquídeas, por isso o nome). São 14 km de trilha bem sinalizada que são feitos normalmente entre 4-5 horas. A gente preparou um guia completo que você pode usar pra tirar todas as suas dúvidas com relação à trilha.

 Vulcão Cotacachi.
Vulcão Cotacachi.

A trilha é linda e fica linda durante todo o percurso, principalmente pela presença dos vulcões ao redor da lagoa. Para acessar a Laguna Cuicocha, você tem que pegar um ônibus de Otavalo à Cotacachi e parar em Quiroga. Lá, você vai pegar um táxi rumo à lago. Tudo por menos de USD 6.

Conclusão sobre Otavalo

Otavalo guardou o melhor para o final e foi uma bela surpresa. Uma cidade pequena, acolhedora e com bastante coisa pra fazer. Tanto para os amantes da cultura e do artesanato, mas também para o que adoram uma aventura e uma atividade ao ar livre. Você vai adorar Otavalo!

Deixe um comentário!