Exemplos de itens da camada externa.

Noções básicas sobre o sistema de camadas

Seja pra quem faz trilhas curtas, longas, trekking de longa duração ou até mesmo montanhismo, o sistema de camadas vai estar sempre presente. Nesse post você vai descobrir como funciona o sistema de camadas para trilhas e atividades ao ar…

Seja pra quem faz trilhas curtas, longas, trekking de longa duração ou até mesmo montanhismo, o sistema de camadas vai estar sempre presente. Nesse post você vai descobrir como funciona o sistema de camadas para trilhas e atividades ao ar livre.

Por que usar o sistema de camadas?

Para as pessoas que não costumam fazer trilha, o sistema de camadas pode parecer um excesso e muitas vezes inviável. Entretanto, essas pessoas não sabem, mas de alguma forma, elas já estão usando o sistema de camadas com algumas adaptações. Se você já foi fazer uma trilha de cachoeira com uma roupa de academia dry-fit e uma capa de chuva ou casaco de frio, você já está usando o sistema de camadas.

Basicamente, o sistema de camadas funciona como um regulador de temperatura e transpiração. Essa estratégia testada e usada por milhões de pessoas mundo afora permite regular o conforto, colocando e retirando camadas à medida que o nível de atividade física ou clima mudam.

Como funciona o sistema de camadas?

O sistema de camadas divide as roupas em três camadas:

  • Base layer ou segunda pele.
  • Middle layer ou camada intermediária.
  • Outer layer ou camada externa.

Cada camada tem a sua própria função, mas cada uma trabalha em conjunto com as demais camadas. Outra coisa importante é que você não necessariamente vai vestir todas as três camadas. É muito provável que somente uma ou duas camadas sejam usadas, ou uma variação das três, e o resto fique guardado na mochila.

Daí a pergunta. Por que tenho que carregar alguma coisa que talvez eu nem use? Boa pergunta, mas a resposta é melhor ainda. Quando você faz atividades ao ar livre, principalmente trilha mais longas ou trekkings de vários dias, você não vai poder voltar em casa pra buscar um casaco de frio, uma capa de chuva ou uma meia mais confortável. Ou seja, você deve estar preparado para todos os climas possíveis no lugar que você está fazendo trilha.

Por exemplo, se você está fazendo uma trilha e sabe que pode ventar, chover ou fazer frio, você vai levar o que é preciso pra se proteger nessas situações. Mesmo que durante o dia você não sinta nada disso, ter com o que se proteger vai aumentar o seu conforto na trilha e diminuir a chances de alguma coisa ruim acontecer, como resfriado, ou até coisas piores.

O sistema de camadas

Agora que você já sabe o porquê usar e o quê é, vamos te apresentar detalhadamente cada uma das camadas.

Segunda pele

Exemplos de itens da camada segunda pele.
Exemplos de itens da camada segunda pele.

É a camada de roupas que fica em contato direto com a pele. Ela é responsável pela retirada da transpiração para fora do corpo, mantendo sua pele seca. Isso ajuda no controle da temperatura corporal. A segunda pele em temperaturas mais quentes pode ser somente a sua camisa dry-fit e um short, o que vai ser o suficiente pra fazer seu corpo respirar. Entretanto, em condições mais frias, o uso da segunda pele pode evitar a perda de calor e em alguns casos, hipotermia.

Roupas de segunda pele podem ser fabricadas com diferentes tipos de material. Elas podem ser de materiais sintéticos como poliéster ou nylon, ou feitas de fibras naturais como lã merino. NUNCA, mas nunca use algodão. O algodão não retira a transpiração do corpo de forma eficiente. Isso pode fazer você ter problemas. Eu tenho preferência por segunda-pele feita majoritariamente de lã merino. Elas são boas para retirar o suor do corpo e, ao mesmo tempo, são excelentes isolantes térmicos.

Camada intermediária

Exemplos de itens da camada intermediária.
Exemplos de itens da camada intermediária.

A camada intermediária é a camada responsável por reter o calor irradiado pelo corpo. Sabe aquele casaco que você leva pra trilha e você usa quando venta bastante? Em condições mais extremas, pode ser um fleece ou uma jaqueta de pena de ganso. No final das contas, o objetivo é o mesmo, não perder calor.

Da mesma forma que para a segunda pele, os materiais sintéticos são mais aconselhados para a camada intermediária. Esses materiais funcionam muito bem retirando a transpiração do corpo, enquanto mantêm o calor. Pra camada intermediária, temos basicamente dois tipos:

Fleece

Fibras sintéticas disponíveis em jaquetas leves, médias ou pesadas. Uma boa classificação quanto a capacidade de aquecimento é o Polartec 100, 200 e 300. Quando maior, mais quente, mas também mais pesado.

Costumo dizer que para uma trilha com vento leve, um fleece 100 é mais que o suficiente. Um fleece 200 pode ser usado durante uma noite mais fria ou em uma trilha em altitude. Já o fleece 300, esse sim, é para condições extremas, que não penso que um hiking ou trekking vão ser capazes de proporcionar. Talvez no alto do Everest?

Eu tenho um fleece 100, bem leve, com zíper 1/4 que uso sempre nas minhas trilhas por aqui no Canadá. Usei ele também no Equador, quando escalamos o Cotopaxi e na Suíça, quando fizemos o trekking na Walker’s Haute Route. Tenho também um 200, que só usei durante a noite, pra ficar mais quente, mas nunca durante uma trilha.

Jaqueta de penas de ganso e isolamento sintético

É o isolamento perfeito. Nenhum outro material ou jaqueta vai ser capaz de reter o calor do seu corpo como uma jaqueta de ganso, ou de isolamento sintético. Essas jaquetas são preenchidas com penas de ganso ou isolamento sintético que são ultra eficientes na retenção do calor. Penas de ganso retem melhor o calor do que isolamento sintético, mas não são tão eficientes em contato com a água.

Jaquetas de penas de ganso são classificadas através do fill-power. O valor pode variar normalmente de 450 a 900 e quando maior o valor, melhor o poder de retenção do calor. Um fill-power maior não significa maior peso, isso significa somente que as penas têm uma maior qualidade de retenção de calor comparado com um fill-power menor.

Já as jaquetas de isolamento sintético possuem uma boa eficiência térmica, mas não são tão boas quanto o isolamento de penas de ganso. O diferencial é que o isolamento sintético funciona melhor quando em contato com água e seca muito mais rápido do que as penas de ganso, mantendo a capacidade de isolamento mesmo molhado. Você vai notar que jaquetas de isolamento sintético vão ser mais baratas.

Camada externa

Exemplos de itens da camada externa.
Exemplos de itens da camada externa.

A camada externa é a camada responsável pela proteção do seu corpo contra os elementos (vento, chuva, neve, etc.). Ela impede que água, neve ou vento entre nas camadas interiores o que pode ocasionar perda de calor e outros problemas. A maioria das roupas da camada externa também vai possuir a capacidade de expulsar a transpiração que vem sendo retirada pelas camadas interiores (segunda pele e camada intermediária).

Boa parte das roupas de camada externa vão ser resistentes ou à prova d’água. Elas são fabricadas com tecnologia que permite o bloqueio parcial ou total da água e do vendo e ainda assim permitem a saída do suor.

Tecnologias mais conhecidas quando se trata de camadas à prova d’água e respiráveis são Gore-Tex, eVent, Pertex, OutDry, etc. Jaquetas à prova d’água e com boa capacidade de transpiração são muito mais caras. Pense bem se você precisa de uma dessas ou somente de um poncho, ou jaqueta de chuva comum antes de começar a gastar dinheiro.

Pra quem pretende subir uma montanha ou fazer um trekking, ou trilha mais prolongados, a camada externa à prova d’água e respirável vai ser essencial, tanto para o tronco, como para as pernas e pés.

Quer apoiar o Férias Contadas?

Sabe aquela coisa de que você não precisa ser milionário pra ajudar os projetos que você acredita? Pois bem! É assim que a gente funciona. Você pode apoiar o nosso filho Ferias Contadas de várias formas: curtidas, comentários e compartilhamento dos posts, inscrição na newsletter, apoio financeiro e o céu é o limite (até massagem no pé tá valendo hehehe)!

Quer apoiar a gente? CLIQUE AQUI pra saber como!

Deixe um comentário!