Como se guiar em uma trilha like a boss

Como se guiar em uma trilha like a boss

Existem inúmeros formas de se guiar durante um hiking ou trekking. Muitos ainda preferem o velho mapa de papel. Outros confiam somente na marcação da trilha e é isso. A gente, prefere se precaver usando o aplicativo Maps.me. Nesse artigo a gente vai te ensinar como usar o Maps.me pra poder se guiar nas suas trilhas like a boss.

O Maps.me é um dos aplicativos de mapas mais usados em Android e Iphone. O diferencial é que você baixa os mapas dos locais que vai visitar e os mapas ficam disponíveis offline. Você vai argumentar que dá pra fazer a mesma coisa com o Google Maps. Sim, mas o que realmente me fez usar bastante o Maps.me foi que, além das informações como ruas e localidades padrão, ele também mostra a maioria das trilhas e percursos de acesso exclusivo aos pedestres. Isso você não vai encontrar facilmente em um aplicativo de mapas comum.

Outra coisa legal do Maps.me é que você pode importar um arquivo .kml e acessar as informações em conjunto com o mapa. Por que isso é útil? Ao importar você consegue traçar a trilha que vai fazer no Google Earth e depois ter essa rota no aplicativo para não ter dúvida qual caminho percorrer. Foi exatamente isso que fizemos no Equador (leia mais aqui) e na Walker’s Haute Route (leia mais aqui).

Passo a passo pra se guiar em uma trilha like a boss:

1. Baixe o Maps.me.

2. Baixe o mapa da região que você deseja ter acesso. Basta dar um zoom na parte que você deseja baixar, que o aplicativo vai mostrar uma janela te perguntando se você deseja fazer download. Simples assim. Se não me engano, não existe limite máximo de áreas/locais pra download.

Janela mostrando a opção de download de uma região específica do mapa no Maps.me.
Janela mostrando a opção de download de uma região específica do mapa no Maps.me.

3. Depois de baixar o aplicativo você terá que criar a sua trilha em formato .kml Pra isso, você vai usar o Google Earth. Lá você vai adicionar seus lugares de interesse (hospedagem, ATMs, supermercados, etc.) e vai traçar a sua trilha. Isso pode demorar um pouco, mas é uma excelente forma de conhecer cada pedaço do percurso que você vai enfrentar. Essas etapas nos ajudaram muito na hora de planejar o trekking pela Walker’s Haute Route.

Exemplo de trilha criada no Google Earth com vários pontos de interesse.
Exemplo de trilha criada no Google Earth com vários pontos de interesse.

4. Feito isso, você vai exportar o seu projeto em um arquivo .kml e enviar esse arquivo para o seu e-mail.

Opção no Google Earth para exportar o arquivo em .kml. Depois de clicar "Salvar lugar como" você vai ter a opção de escolher onde salvar e a extensão do arquivo.
Opção no Google Earth para exportar o arquivo em .kml. Depois de clicar “Salvar lugar como” você vai ter a opção de escolher onde salvar e a extensão do arquivo.

5. Por fim, você vai abrir o seu e-mail pelo celular e clicar no arquivo .kml que você acabou de enviar. Uma janela vai se abrir perguntando que aplicativo você gostaria de usar para abrir o arquivo e aí é só você escolher o Maps.me. Se tiver alguma dúvida, você vai encontrar uma explicação mais detalhada aqui.

O resultado final é esse aqui:

Trilha disponível de forma offline no Maps.me. Todos os arquivos importados vão estar disponíveis clicando no ícone em destaque acima.
Trilha disponível de forma offline no Maps.me. Todos os arquivos importados vão estar disponíveis clicando no ícone em destaque acima.

Conclusão

Bom é isso! Foi um passo a passo bem rápido pra te ensinar a colocar a sua trilha nas suas mãos. Vai por mim, isso vai te ajudar bastante. A gente usou bastante o aplicativo durante nossas trilhas e em várias situações, ter a trilha em mãos foi o fator decisivo pra pegar o caminho correto. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma pergunta? Deixa o seu comentário que a gente vai tentar explicar tudo com o maior prazer!

QUER APOIAR O FÉRIAS CONTADAS??

Você pode apoiar o nosso filho Ferias Contadas de várias formas: curtidas, comentários e compartilhamento dos posts, inscrição na newsletter e o céu é o limite (até massagem no pé tá valendo hehehe)!

CLIQUE AQUI pra saber como!

Deixar uma resposta