Como organizar a sua mochila para uma trilha?

Nesse post, a gente quer te mostrar como organizar a sua mochila pra você ter o maior conforto e o melhor desempenho em uma trilha. Seja para um mochilão, trilha curta ou longa, escalada ou ascensão ao cume de uma montanha.

A maneira com a qual você organiza e prepara a sua mochila pode ter um efeito enorme no seu conforto e na sua performance. Além disso, uma mochila mal organizada pode trazer inúmeros problemas, como falta de equilíbrio na hora de caminhar na trilha e dores nas costas.

Como organizar a sua mochila para uma trilha?

Antes de mais nada, junte tudo que você pretende levar para a trilha e espalhe no chão (de maneira organizada), em uma superfície limpa, de forma que você tenha uma noção do todo. A primeira coisa que você vai fazer é pensar com muito carinho em tudo que não é essencial e você colocou ali. É a hora do limpa, tire tudo que não é essencial. Esses itens você não vai levar (você não quer ficar de mal humor, cansado e nervoso durante a desejada salve salve #feriascontadas por causa de peso, não é mesmo?).

A técnica que a gente vai descrever a partir daqui é ideal para trilhas e hikings longos, mas você pode adaptar para outros tipos de atividade. Basicamente, o objetivo é ajustar o centro de massa da mochila e colocar a absorção do peso no lugar correto do corpo. Você vai dividir a sua mochila em três zonas ou compartimentos:

Compartimentos/zonas que você vai dividir a sua mochila - Como organizar mochila trilha.
Compartimentos/zonas que você vai dividir a sua mochila.

Compartimento 1

Nesse compartimento, você vai colocar os items mais leves e de uso menos frequente, como por exemplo, o seu saco de dormir, seu colchonete, cobertor, meias, etc. O objetivo é não sobrecarregar com muito peso na parte de baixo das suas costas e deixar o que você usa com mais frequência mais acessível nas zonas/compartimentos superiores.

Compartimento 2

Coloque nesse compartimento os items mais pesados, como por exemplo, sua barraca (se estiver indo acampar), comida, bolsa de água, equipamentos (fogão, panelas, utensílios, etc.) o mais próximo possível das suas costas. Queremos que o seu centro de massa (com a mochila) fique o mais rente possível e centrado no meio das suas costas. Isso vai melhorar o conforto e o seu balanceamento. Preencha o espaço vazio ao redor desses items com as suas roupas e ajuste bem as cordas de compressão. Isso vai evitar que os objetos se movam dentro da mochila, mantendo assim o balanceamento desejado.

Se você quiser, você pode usar pequenos sacos organizadores pra tirar e colocar os itens de maneira mais prática da mochila.  O importante é distribuir bem o peso entre os compartimentos de um jeito que os peso sejam bem parecidos nos dois lados.

Compartimento 3

Nessa zona você vai colocar tudo que você vai precisar de maneira mais frequente e rápida durante a trilha, como casacos, kit de primeiro socorros, etc. Itens como câmera, protetor solar, celular, etc. podem ser colocados nos vários bolsos da sua mochila. Escolha aquele que será mais fácil para você.

Colocar muito peso nessa região pode sobrecarregar os seus ombros. Então, não exagere nos itens de acesso rápido e coloque só o que for realmente precisar no decorrer da trilha.

O que colocar do lado de fora?

Como regra geral, uma mochila bem balanceada e organizada deve ter a menor quantidade de itens transportados do lado de fora. Muitas mochilas já vem com suportes para bastões de caminhada do lado de fora e eles devem ser usados para esse propósito. Algumas pessoas também gostam de colocar o colchonete do lado de fora. Fique atento para não exagerar na quantidade de items! Como a gente disse, o excesso pode fazer a mochila ficar desbalanceada e toda a organização que você aprendeu acima não vai servir pra nada :/ 

Gostou do post?

Você acha que ele pode ser útil pra mais alguém? Compartilhe! E olha, o post não acaba por aqui. Estamos curiosos pra saber as suas sugestões, opiniões e dúvidas aqui embaixo nos comentários!

Quer apoiar o Férias Contadas?

Sabe aquela coisa de que você não precisa ser milionário pra ajudar os projetos que você acredita? Pois bem! É assim que a gente funciona. Você pode apoiar o nosso filho Ferias Contadas de várias formas: curtidas, comentários e compartilhamento dos posts, inscrição na newsletter, apoio financeiro e o céu é o limite (até massagem no pé tá valendo hehehe)!

Quer apoiar a gente? CLIQUE AQUI pra saber como!

Deixe um comentário!