Ninh Binh foi uma escolha controversa. Como nossa passagem pelo Vietnã ia ser curta, tivemos que escolher entre a famosa Halong Bay e Ninh Binh. Finalmente, decidimos visitar Ninh Binh e deixar Halong Bay para uma próxima. Posso dizer que não nos arrependemos de nada! Dá uma olhada aí embaixo no que a gente fez por lá.


Por Assunto:

  1. Como chegamos
  2. Onde nos hospedamos
  3. O que fizemos

Como chegamos

Chegamos de trem, vindos do Hanói (trem SE3). Compramos as passagens pelo site 12Go Asia. Pagamos por 2 passagens VND 474000 (algo em torno de 20 USD). O site te envia os bilhetes e as instruções, mas a teoria é sempre diferente da prática. A estação é uma bagunça. Demoramos um tempinho para descobrir o lugar exato para embarcar. Na hora de escanear os bilhetes, nada… mas mesmo assim deixaram a gente entrar. E na hora de entrar no trem e achar os acentos, outra aventura. Mas no final, tudo deu certo e depois de algum tempo, estávamos em Ninh Binh.

Onde nos hospedamos

Essa foi a escolha mais acertada de toda a nossa viagem pelo Vietnã. Ficamos no Tam Coc Horizon Bungalow por 2 noites e não temos o que reclamar. A reserva foi feita no Booking.com, e pagamos algo em torno de XX USD por noite com café da manhã incluso. O hotel oferece também o transfer até a estação de trem caso seja necessário.

Photo: Booking.com

Três pontos positivos do hotel são a sua localização, o cuidado dos funcionários e o café da manhã. O hotel fica bem no meio dos campos de arroz de Ninh Binh e é cercado de montanhas imensas. Só isso já valeria a pena a hospedagem. Mas aí vem o bom serviço e o maravilhoso café da manhã. Já se imaginou no meio da noite, deitado numa cadeira, com um balde de água quente repleta de pétalas de flores de lótus, feita especialmente pra você relaxar depois de uma viagem de trem conturbada? Esse é só um exemplo pra te mostrar o quão esse hotel no trouxe boas memórias.


Leia mais sobre o Vietnã


O que fizemos

Se você quiser conhecer Ninh Binh, você vai ter que se locomover. As atrações ficam muito longe umas das outras. As opções são a bicicleta, táxi ou scooter. No nosso caso, alugamos uma scooter em um hostel no centro da cidade depois da indicação do nosso hotel. Prepare para pagar pelo estacionamento em todas as atrações abaixo, mesmo se você estiver de bicicleta. Não, não é obrigatório, mas vai por mim, você vai ter uma melhor experiência do que tivemos aqui.

⚠️ Atenção: recomendo que você tire fotos da scooter/bicicleta antes e depois de usar, assim como do medidor de velocidade/quilometragem. Isso pode ajudar você a sair de uma enrascada depois que devolver a scooter/bicicleta onde você alugou. No sudeste asiático é comum os donos das motos acusarem mal uso e pedirem indenizações.

Campos de arroz de Tam Coc

Andar de moto ou bicicleta entre os campos de arroz de Ninh Binh é uma experiência para a vida. A melhor época para visitar é no junho, quando os campos estão verdinhos e o arroz está quase pronto para ser colhido. Infelizmente para nós, chegamos alguns dias depois da colheita e todos os campos já estavam quase limpos.

Acho que essa foto vai te convencer a visitar Ninh Binh.

Mesmo assim, é difícil de explicar como é lindo esse lugar. A paisagem da região é única e tudo é diferente do que a gente tem por aqui no ocidente. Já os campos de arroz trazem muitas boas lembranças, principalmente pros que nasceram na década de 80/90 e todos os filmes que víamos na sessão da tarde sobre a guerra do Vietnã. É uma experiencia de vida que todo mundo deveria ter.

Grutas de Trang An

Ponto de partida para explorar as grutas de Trang An.
Ponto de partida para explorar as grutas de Trang An.

Trang An é famosa pelo passeio de barco através dos canais, grutas e montanhas da região. Existe uma concorrência com o passeio pelos canais de Tam Coc, mas vai por mim, o de Trang An é disparado melhor do que os de Tam Coc. Isso porque ele é mais longo, menos turístico e os remadores não vão tentar te vender nada ou te dar golpes, como vi em vários fóruns sobre o de Tam Coc.

Ninh Binh em duas rodas: As grutas de Trang An

São aproximadamente 3 horas de passeio. Pagamos VND 200000 por pessoa (cerca de 9 USD), o que é um pechincha para o que é oferecido. São 3 horas de calma, silêncio, deslumbre, inúmeras cavernas, muita vida selvagem e natureza por todo lado. O único problema é o sol quente que castiga durante todo o percurso e só dá trégua quando entramos nas cavernas/grutas. As grutas de Trang An vão te render boas fotos e uma excelente experiência.

Hang Mua

Hang Mua é o lugar perfeito para ver o pôr do sol em Ninh Binh e onde você vai ter as fotos mais top da viagem. Vá no finalzinho da tarde, quando o calor já tiver dado uma amenizada. O caminho com o sol prestes a se por faz também parte da experiência. É o momento em que os animais estão indo dormir e tudo meio que fica em câmera lenta.

Pôr do sol em Hang Mua.
Pôr do sol em Hang Mua.

Bom, falando de Hang Mua em si, ele é um conjunto de montanhas situado dentro de uma propriedade privada. O estacionamento é gratuito dentro da propriedade e você paga um ingresso para acessa ao viewpoint. Na verdade, são dois viewpoints. O mais alto, onde se encontra a estátua do dragão e o outro, com um pequeno templo. De lá, dá pra ver toda a região, inclusive os canais de Tam Coc e os barquinhos bem pequeninhos entrando e saindo das grutas.

⚠️ Atenção: devido à abertura econômica recente, o Vietnã, a população que antes não tinha nenhum contato com turistas estrangeiros, agora tenta de qualquer forma arrancar uma lasquinha do dinheiro de cada um. Então, se você alugar uma scooter ou bicicleta, quando for estacionar em alguma atração turística, vai aparecer alguém apitando e te pedindo dinheiro falando que o estacionamento é pago ou obrigatório. Na maioria das vezes é mentira!

Um exemplo foi quando fomos visitar Hang Mua e sabíamos que o estacionamento era gratuito. Na chegada, fomos parados literalmente (forçaram nossa parada) por um grupo de homens que gritavam com a gente para estacionar a moto com eles. Foi bem agressivo (escrevi mais sobre o incidente aqui). Se você não quiser pagar, se prepare para dor de cabeça, lá é assim que funciona.

Cidade Antiga de Hoa Lu

Essa foi a nossa dose de história da visita à Ninh Binh. Hoa Lu foi a capital do império do Vietnã durante os séculos X e XI. É um lugar legal pra bater perna, andar devagar e apreciar cada detalhe da arquitetura dos templos. A entrada é paga e custa XXX. Ficamos pouco tempo, pois fazia muito calor e a gente ainda não tinha almoçado.

Também tivemos problemas pra estacionar a nossa scooter em Hoa Lu. Fomos abordados por várias pessoas dizendo que a gente tinha que estacionar a scooter com elas. Uma delas até disse que chamaria a polícia caso não parasse. Tive sorte que as ruas eram largas, então a maioria eu só ignorava e passava reto até achar um estacionamento na frente da bilheteria, onde paguei os 20000 que me pediram (mais para parar de encher meu saco).

Bai Dinh Pagoda

Foi o nosso último destino em Ninh Binh e o mais afastado de todos. A viagem de scooter durou mais de 40 minutos sob o sol quente do Vietnã. A Bai Dinh Pagoda é um templo budista que se ergue à aproximadamente 100 metros e está localizada em um centro de templos budistas no alta da montanha Bai Dinh. O acesso é pago. O lugar é bem interessante, mas não é imperdível.

Dica: leve e tome bastante água onde quer que você vá. O Vietnã é um país muito, mas muito quente, e a região de Ninh Binh é ainda pior. Durante a nossa visita, pegamos fácil temperaturas acima de 40 graus. Não era brincadeira. Até o vento era daqueles bafos quentes que não ajudavam em nada a refrescar.

Conclusão sobre Ninh Binh

Ninh Binh foi sem dúvida o ponto alto da nossa viagem no Vietnã. Estávamos com medo de uma grande decepção pois escolhemos deixar para trás a famosa Halong Bay. Mas a nossa escolha não poderia estar mais certa. Tivemos todos os tipos de experiências culinárias, emocionais, visuais, etc. É um lugar totalmente diferente de tudo que já vimos ou visitamos e tenho certeza que vai te surpreender também.

Deixe seu comentário!

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *