Ko Wua Ta Lap – Parque Nacional Marítimo Ang Thong

E as nossas trilhas continuam. Em nossa viagem à Tailândia, resolvemos subir alguns mirantes para ter visões privilegiadas das praias e da beleza natural desse país maravilhoso. Começamos pelo mirante localizado no Parque Nacional Marítimo Ang Thong, mais precisamente, na ilha de Koh Wua Ta Lap.

A ilha por si só já é paradisíaca. Tínhamos a opção de explorar uma caverna, curtir a praia ou subir ao mirante de 500 metros de altura. Resolvemos encarar a subida, que seria a maior que fizemos até a data desse relato.

Uma esteira flutuante azul levava os turistas dos barcos até a praia. O local era uma espécie de resort, bem arrumadinho, com casas, banheiros, chuveiros, pequenas lojas. Fiquei sabendo depois que o filme a praia teve algumas cenas gravadas ali.

As escadarias ao topo da ilha começavam logo a diante. Eram degraus eram íngremes e irregulares, cercados de cordas que, além de marcarem a trilha, ajudavam dando um impulso a mais durante a subida. Vimos várias pessoas que ficavam pelo caminho.

✅ Dica: Não subestime os 500 metros da subida. Leve bastante água se você for encarar a subida. Normalmente, as agências disponibilizam uma garrafinha de água antes de desembarcar na ilha, mas sugiro levar mais. A nossa acabou antes mesmo de chegar ao topo. Também recomendo o uso de tênis ou sapatilha. Vimos várias pessoas com chinelos tendo problemas na subida.

Estávamos com sangue nos olhos. Queríamos ser os primeiros do nosso grupo a chegar ao topo. O tempo na ilha era limitado e queríamos também aproveitar um pouco da praia após a descida.

A mata fechada e a umidade nos fizeram parar por algumas vezes para nos hidratar e recompor um pouco a energia. No fim das contas, a subida foi menos complicada do que imaginávamos. Não estávamos levando as mochilas ou qualquer peso adicional (tudo ficou no barco). Isso ajudou bastante.

Vista de um dos mirantes intermediários.

✅ Dica: A montanha possui 6 mirantes, distribuídos uniformemente em diferentes partes da subida. Isso ajuda a distribuir o fluxo de pessoas, já que os que não conseguem chegar até o topo, podem ter uma amostra da vista nos mirantes inferiores.

20 minutos mais tarde, lá estávamos nós no topo da ilha. Os primeiros do grupo a chegar. Um verdadeiro feito para nós. A sensação era de dever cumprido, sorriso no rosto e vontade de voltar rapidamente para tomar banho de mar e uma bela água gelada. Mas pera lá, não antes de desfrutar a vista mais magnífica que tivemos na viagem. Dezenas de ilhas brotavam do fundo do mar cor de esmeralda, fazendo contraste com o céu. Simplesmente perfeito. Ficamos no topo de Koh Wua Ta Lap por mais uns 10 minutinhos antes de descer novamente e aproveitar o mar antes de ir embora.

Mais informações:

Como chegar: O mirante de Ko Wua Ta Lap é acessível somente de barco. A melhor opção é contratar um tour saindo de Koh Samui ou Koh Phangan. Escolhemos a empresa Orion e não nos arrependemos de nada.

Horário de funcionamento: Aberto durante o ano todo, exceto durante os meses mais chuvosos, devido à instabilidade do mar. Sugiro consultar as empresas que fornecem o tour para saber as condições atuais e para mais dicas sobre o parque.

Custo: 300 bath. Essa taxa dá direito à acessar as ilhas e é paga diretamente à empresa que faz o tour.

Dificuldade: moderada.

O que levar: tênis e roupas apropriados para trekking. Bastões de trekking são aconselhados (opcionais). Leve pelo menos 1 litro de água. Repelente para mosquitos e protetor solar também são importantes.

O que você achou?

Adoraria saber sua opinião, sugestões e perguntas nos comentários abaixo.

Oi, me chamo Marcos Amaral

Viajar pra mim sempre foi mais do que somente ir para outro lugar, tirar fotos ou contar o número de países que já visitei. Pra mim, viajar é viver experiências, sentir sensações únicas. Adoro escrever sobre elas. Mais do que um relato, tento traduzir o que vivi pra fazer você viajar comigo. Sou casado com a Gabriela e hoje, viajamos pelo mundo em busca de experiências únicas.