Conscientização ambiental no Jaguar Rescue Center


Confesso que visitamos o Jaguar Rescue Center meio que por acaso. Mesmo assim, foi aquele acaso bom, que fica na memória. O centro recebe animais de cativeiro, contrabandeados, feridos, órfãos, dentre outros. O objetivo é simples: tratá-los para que possam um dia voltar ao seu ambiente natural.

Fizemos uma visita guiada com Carlos, um argentino super apaixonado pelo que fazia. O incrível? Era voluntário. Pra falar a verdade, grande parte dos funcionários do centro são voluntários sazonais (turistas que doam um pouco de seu tempo em Puerto Viejo para ajudar os animais). As diversas despesas do centro são pagas com o dinheiro arrecadado na entrada do parque.

O guia nos levou por vários ambientes, explicando o que havia acontecido com cada animal e algumas curiosidades sobre a espécie. Vimos preguiças, tucanos, papagaios, um cervo (animal nacional da Costa Rica), jacarés, macacos, pássaros, cobras, etc.

Tudo muito bom não? Mesmo com todo o belíssimo trabalho desenvolvido por lá, a burocracia governamental é o grande entrave que separa o animal reabilitado do seu habitat. Carlos parecia um pouco frustrado com isso, dava pra ver. O processo envolve autorizações e mais autorizações que podem fazer a liberação durar mais de 1 ano em alguns casos.

A minha impressão da Costa Rica foi de um país que preserva e dá valor à sua fauna e flora. É um dos países com maior proporção de parques e reservas ambientais no Mundo. O Jaguar Rescue Center é só um exemplo do que é feito por ali para ajudar os animais à se reabilitar na natureza ou pelo menos, ter uma vida digna se não podem ser reintegrados.

Mais informações:

Se você ficou interessado em ajudar ou visitar o centro, seguem algumas informações importantes.

Endereço: Em frente ao Villas del Caribe, Limón, Punta Cocles, Costa Rica.

Horário de funcionamento: Segunda à Sábado (fechado aos Domingos). O horário depende do tour que você escolher. No nosso caso, fizemos o tour das 11:30 da manhã.

Custo: USD 20 por pessoa (em 2017).

Site oficial: www.jaguarrescue.foundation

Doaçoes: www.jaguarrescue.foundation/support-us

O que você achou?

Adoraria saber sua opinião, sugestões e perguntas nos comentários abaixo.

Oi, me chamo Marcos Amaral

Viajar pra mim sempre foi mais do que somente ir para outro lugar, tirar fotos ou contar o número de países que já visitei. Pra mim, viajar é viver experiências, sentir sensações únicas. Adoro escrever sobre elas. Mais do que um relato, tento traduzir o que vivi pra fazer você viajar comigo. Sou casado com a Gabriela e hoje, viajamos pelo mundo em busca de experiências únicas.

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *