Confesso que visitamos o Jaguar Rescue Center meio que por acaso. Mesmo assim, foi aquele acaso bom, que fica na memória. O centro recebe animais de cativeiro, contrabandeados, feridos, órfãos, dentre outros. O objetivo é simples: tratá-los para que possam um dia voltar ao seu habitat natural.


Mais sobre a Costa Rica


Resolvemos ir andando de Puerto Viejo até Playa Uva. No caminho, encontramos o Jaguar Rescue Center.
Resolvemos ir andando de Puerto Viejo até Playa Uva. No caminho, encontramos por acaso o Jaguar Rescue Center.

Fizemos uma visita guiada com Carlos, um argentino super apaixonado pelo que fazia. O incrível? Era voluntário. Pra falar a verdade, grande parte dos funcionários do centro são voluntários sazonais (turistas que doam um pouco de seu tempo em Puerto Viejo para ajudar a natureza). As diversas despesas do centro são pagas com o dinheiro arrecadado na entrada do parque.

Tour pelo Jaguar Rescue Center

O guia nos levou por vários ambientes, explicando o que havia acontecido com cada animal e algumas curiosidades sobre a espécie. Vimos preguiças, tucanos, papagaios, um cervo (animal nacional da Costa Rica), jacarés, macacos, pássaros, cobras, etc.

Bixo preguiça. Essa espécie é diferente da que estamos acostumados no Brasil.
Uma das cobras mais venenosas da Costa Rica.

Tudo muito bom não? Mesmo com todo o belíssimo trabalho desenvolvido por lá, a burocracia governamental é o grande entrave que separa o animal reabilitado do seu habitat. Carlos parecia um pouco frustrado com isso, dava pra ver. O processo envolve autorizações e mais autorizações que podem fazer a liberação durar mais de 1 ano em alguns casos.

A minha impressão da Costa Rica foi de um país que preserva e dá valor à sua fauna e flora. É um dos países com maior proporção de parques e reservas ambientais no Mundo. O Jaguar Rescue Center é só um exemplo do que é feito por ali para ajudar os animais à se reabilitar na natureza ou pelo menos, ter uma vida digna se não podem ser reintegrados.

Mais informações:

Se você ficou interessado em ajudar ou visitar o centro, seguem algumas informações importantes.

Endereço: Em frente ao Villas del Caribe, Limón, Punta Cocles, Costa Rica.

Horário de funcionamento: Segunda à Sábado (fechado aos Domingos). O horário depende do tour que você escolher. No nosso caso, fizemos o tour das 11:30 da manhã.

Custo: USD 20 por pessoa (em 2017).

Site oficial: www.jaguarrescue.foundation

Doaçoes: www.jaguarrescue.foundation/support-us

Deixe seu comentário!

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *