Como planejar uma viagem like a boss

Como planejar uma viagem like a boss

Pros amantes do Excel e das planilhas coloridas, venho por meio deste te ensinar ou te ajudar a planejar uma viagem like a Boss . Não que eu seja um Boss, ou o profissional dos planejamentos alheios de viagem, nem…

Pros amantes do Excel e das planilhas coloridas, venho por meio deste te ensinar ou te ajudar a planejar uma viagem like a Boss. Não que eu seja um Boss, ou o profissional dos planejamentos alheios de viagem, nem formado em turismo eu sou, mas a gente vem fazendo isso já faz uns 10 anos e tem funcionado bastante pra gente. Agora que você já está preparado, quero te mostrar os passos que a gente usa pra fazer um bom planejamento de viagem.

Defina um orçamento de viagem

Poucas pessoas pensam nisso, mas definir um orçamento de viagem é super importante. Isso vai impedir (ou dificultar) que você volte cheio de dívidas por causa de gastos desnecessários. Uma forma de definir o orçamento pra sua viagem é colocando em uma planilha o número de dias de viagem e fazendo o calculo de quanto você gastaria de hospedagem, transporte, alimentação e pontos turísticos em cada dia. O valor médio de gasto em viagem você vai encontrar de monte nas internet. Um lugar legal que pode ajudar é o QuantoCustaViajar.com.

Essa planilha já pode servir como base pra planejar for real a viagem. Enfim, visto quanto se gasta mais ou menos por dia, multiplicado pelo tanto de dias, você tem mais ou menos o valor que vai gastar. Acrescente o valor da passagem aérea e bum… a mágica aconteceu e você nem percebeu.

A importância disso, mesmo que você acabe gastando um pouco mais do que o planejado, é que um teto acaba fazendo você ser mais controlado nos gastos durante a viagem. Te torna mais racional. Aquela desculpa de quem converte não se diverte é coisa de gente endividada, infeliz, que quer que você seja que nem elas, infelizes! A gente quer que você seja feliz e volte pra casa sem dívidas, pelo menos.

Comece a procurar com antecedência

Se você deixar pra última hora, nem continua a ler o artigo. Você já começou errado. Começar a pesquisar e a se preparar para a viagem é fundamental! As melhores promoções, descontos, preços baixos só aparecem com algum tempo de antecedência. Não espere conseguir um bom preço de passagem comprando duas semanas antes de partir ou achar que vai conseguir um bom hotel no dia anterior da viagem.

Defina as datas e compre a passagem aérea

Visto que você tem um orçamento e já começou a pesquisar e a se preparar com antecedência, você está tranquilo, sem ansiedade, e com tempo pra poder olhar e não comprar qualquer coisa. O próximo passo é a definição das datas de viagem, normalmente são as suas férias do trabalho/escola, ou algum feriado prolongado, etc.

Tendo as datas, comece a procurar as passagens. Aqui, a gente usa bastante o Google Flights pra dar um apoio. Como você começou com muito tempo, você pode até programar um alerta de preços que vai te dizer quando o preço estará bom e assim fazer o melhor negócio.

Defina o roteiro e elimine o impossível

Sabendo as datas e tendo a passagem de ida e volta compradas, agora é a hora de encaixar o que fazer nesse tempo. Sabe lego, é quase isso. Cada dia é um espaço vazio e as atividades são bloquinhos, que vão se encaixando até você ter o cronograma completo da viagem.

A primeira coisa é fazer um grande brainstorming de viagem. Coloca tudo que você sempre quiz fazer, visitar, comer, locais legais, tudo! Aqui sua imaginação vai a mil. O que vem depois que é mais complicado. Tempo é um recurso escasso, já ouviu essa? Agora é a hora de cortar o que é impossível de ser feito (do ponto de vista do orçamento, da logística, das suas vontades, etc.).

Essa etapa pode durar um pouquinho porque nem sempre a gente tá bem decidido das coisas. Isso é compreensível, mas não deixa de fazer esse filtro. Não vá para um lugar somente porque todo mundo vai. Se pergunte se você gostaria de estar ali, de viver aquilo. Garanto que no final, você terá um roteiro top que é a sua cara.

Planeje e compre (se possível) as conexões entre cada localidade

Sabendo o que você quer fazer, agora você tem que saber chegar nesses lugares de uma forma otimizada. Viajar com otimização é colocar os destinos de um jeito que as conexões entre eles sejam feitas da forma mais barata e econômica possível.

Procure saber quais são os meios de transporte que atendem o lugar, quais os horários disponíveis e os preços, onde comprar as passagens (se não pela internet), etc. A internet tem todas essas informações. Tendo isso, você pode montar um plano legal de locomoção que vai poupar tempo e dinheiro.

Reserve a hospedagem

Por último, reserve a sua hospedagem. Deixo sempre a hospedagem pro fim, porque pra mim o hotel em si não é o ponto turístico é só onde vamos dormir. O mais importante é chegar onde quero e se na pior das hipóteses não conseguir reservar nada (lembre que você está planejando com muita antecedência… mas tudo bem), dá pra se virar por lá pra achar um lugar pra dormir.

Aqui a gente usa bastante o Booking.com, Hostelworld.com e quando possível, o site do próprio hotel ou hostel. A maioria desses sites tem promoção, que você acumula hospedagens pra ganhar uma diária de graça ou coisa do tipo. Não dá mole. Se você usa o Booking por exemplo, use somente ele, porque você acumula somente em um site e tem mais chances de ganhar alguma coisa.

E agora, já sabe planejar uma viagem?

Se você chegou até a conclusão desse artigo, é porque você quer realmente aprender como economizar e planejar uma viagem da melhor forma possível. Quem não é do tipo, parou no primeiro paragrafo ou quando viu que o texto não tinha figuras (peguei pesado…). Enfim, espero ter te ajudado a entender a lógica de como a gente viaja por aí. As vezes parece que a gente tá nadando na grana, mas na verdade, a gente viaja com controle do orçamento, sabendo o que vai fazer e querendo voltar pra casa somente com boas lembranças e fotos, não com dívidas e dor de cabeça.

Gostou desse conteúdo?

Você acha que esse post pode ser útil pra alguém? Compartilhe! E olha, o post não acaba por aqui. Estamos curiosos pra saber as suas sugestões, opiniões e dúvidas aqui embaixo nos comentários!

Quer apoiar o Férias Contadas?

Você ajuda a gente a continuar publicando conteúdo de qualidade através de uma pequena comissão gerada quando você reserva um hotel ou fecha o seguro de viagem usando os links abaixo!

Hospedagem: Booking.com
Seguro de viagem: WorldNomads
Dinheiro no exterior: TransferWise

Deixe um comentário!

Faça parte da Comunidade Férias Contadas!

Que tal ser avisado de todas as novidades do Férias Contadas e das nossas viagens pelo mundo?

Basta se cadastrar na nossa newsletter.